Dossiê Esmaltação Americana

Bom dia, meninas!

Esse post NÃO é um post sobre como fazer esmaltação americana (EA). Já tem váááááááááários passo-a-passo sobre ela na Internet. Se você não sabe nada sobre a técnica, sugiro que procure no tio Goo antes de continuar lendo.

Meu propósito, hoje, é tocar em alguns pontos fundamentais sobre a técnica mas que pouca gente frisa.

Dossiê

Sem mais delongas, vamos ao nosso post.

Esmaltação americana é aquela onde o esmalte não encosta na cutícula, isso todo mundo sabe. Mas o que muita gente ainda tem dúvida é:

  1. Cutículas: muita gente acha que a EA está diretamente ligada à não remoção das cutículas. Isso é um mito. Sim, qualquer pessoa pode fazer EA e não apenas quem não remove as cutículas. Não tirar as cutículas é sempre bom por uma questão de saúde das unhas e dos dedos, mas elas não interferem diretamente na EA.
10490-para-conseguir-uma-esmaltacao-680x0-3

Fonte: Google

 

  1. Esmalte: sim, dá pra fazer EA com qualquer esmalte. Em nosso país temos muitas marcas e vários esmaltes pouco pigmentados. Para uma EA perfeita, o ideal é que o esmalte seja bem pigmentado para que se cubra as unhas com poucas camadas. Mas dá pra fazer com qualquer um.
28a88-a-england

A England: marca gringa campeã – pra mim – em esmaltes pigmentados. Fonte: Google

 

 

risque1

Risqué: marca nacional que, depois da reformulação, deu uma melhorada na pigmentação.                                                                                                                               Fonte: Google

 

  1. Pincel: se o pigmento do esmalte é importante para uma boa EA, o formato do pincel é fundamental para um bom acabamento. Pincéis largos e achatados são os piores, garanto. Os melhores são os cheios e arrendondados.
pincel1_1_1_1_1_1_1_1_1_1_1_1

Bom

pincel-para-esmalte-0-1412877618-z

Ruim

6648

Péssimo

  1. Limpeza: todo mundo acha que para uma boa EA é imprescindível o uso do pincel para a limpeza. Isso é mentira. O pincel é muito bom porque ele irrita menos a cutícula, mas você pode limpar com o que quiser: pincel, palito e algodão, até mesmo com o látex líquido. Sobre o pincel: como não é muito comum esse tipo de esmaltação aqui no Brasil, é muito difícil achar um bom. Eu uso um chanfrado para artesanato com cerdas macias, mas também tá pra usar um mais firme para maquiagem. Tem que experimentar.
20101022162315

Exemplos de pincéis para artesanato. Fonte: Google

 

5. Acabamento: esse é o tópico que afasta muita gente. Não, esmaltação americana não é feia e nem deve ser. Você já não encosta o esmalte na cutícula, já não irrita sua cutícula com a fricção do palito e já usa um esmalte bem pigmentado, então vai borrar tudo na finalização?! Não, né?

cgsafarimashmanglaze079

Esse é um exemplo de uma esmaltação americana sem capricho. Fonte: Google

maxresdefault

Essa é uma esmaltação americana maravilhosa! Steva Sanders, I ❤ you. Fonte: Google

Top coat (finalizador/extra brilho) faz parte do acabamento. O uso dele é importante em qualquer manicure, mas tem que ter bastante delicadeza quando passar ele numa EA. Você teve o maior cuidado para pintar as unhas, não vai ser na finalização que vai colocar tudo a perder, né? O finalizador, assim como o esmalte, não pode encostar na cutícula.

  1. Tempo: EA é, sem sombra de dúvida, a melhor esmaltação para quem não gosta de demorar na manicure. Infelizmente, no Brasil, as manicures – a maioria – não têm o hábito de fazer esmaltação americana por não conhecerem a técnica. Se você vai à manicure, mostre pra ela a técnica. Quem sabe ela não adere? Se você mesma faz suas unhas em casa e ainda não abraçou a EA, dá uma chance, vai? Sei que depois que acertar na mão, nunca mais vai querer largar. ❤
Cup of green tea pouring close up shoot

Economia de tempo para fazer o que você quiser. 

Bom, meninas, é isso. Espero que esse post tenha tirado algumas dúvidas de vocês.

Beijos e uma ótima semana!!!

Ass nova Carol


11 Comentários

Arquivado em Cuidados, Meus esmaltes

11 Respostas para “Dossiê Esmaltação Americana

  1. Adorei o post, super bem explicadinho!

    Curtir

  2. Eva Super

    Eu faço EA há 6 anos mais ou menos e não tenho dificuldades com o pincel achatado, como vc disse… Na verdade acho que isso vai variar de acordo com a coordenação motora fina de cada pessoa né. Eu consigo fazer com qquer pincel. Mas há os que eu prefiro, sem dúvida rsrs…
    Gostei do seu post, muito bem explicadinho… Parabéns!

    Kisses

    Curtir

  3. Oii Carol! Adorei o post! Eu até já tentei fazer a EA, mas desisti. Sempre acho linda nas mãos das amigas. Quem sabe volto a tentar. Beijoosss

    Curtir

  4. Freda Salvador

    Deveria ter uma campanha no Brasil sobre não tirar cutículas com alicate. Pq em 100% das manicures que eu frequento, todas elas tiram cutícula e ainda ficam chocadas se vc sugere não tirar.

    Curtir

  5. francipacheeco

    amei o post, ficou bem explicadinho

    Curtir

  6. Juliana

    Depois que experimentei, nunca mais voltei pra esmaltação “normal”!! É muito mais fácil e rápido de fazer e de remover! Amor eterno!!

    Curtir

  7. Mila peteca

    Ótimo Post!!!! Eu adoro EA e faço às vezes, dependendo do esmalte pq ainda não sou fera como vcs. Por mim só faria assim pq acho lindooo!
    Bjs, Milene.

    Curtir

  8. Mônica

    Eu já fiz esmaltação americana por uns meses, quando parei de vez de tirar as cutículas, mas voltei para a tradicional… Como eu faço as unhas semanalmente, o espaço sem esmalte ficava muito grande e chamava muita atenção. Não funcionou muito bem pra mim. 😦

    Curtir

  9. raabh

    Acho legal esmaltação americana, mas faço a comum mesmo, tenho um siricutico com o espacinho a unha aparecendo. Mas, esto apendendo a não borrar tanto na esmaltação normal, etão, talvez, um dia eu chego no nível da Sveta nesse quesito, kkkk!
    Acho que deveria de haver uma campanha para parar de tirar as cutículas, é uma questão de saúde. Não retiro as minhas há mais de três anos e todo mundo fica impresionado quando mostro as unhas e conto a história!

    Curtir

  10. raabh

    Desculpe os erros de português, digitei rápido, rsrsrs.

    Curtir

  11. janeiris

    Ótimo post, amei! Eu ainda estou na saga de encontrar um pincel para acabamento que seja adequado. É realmente muito difícil encontrar um que seja bom na medida. Quem me dera chegar ao nível da Sveta! Bjs

    Curtir

Comente Aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s