Cuidando das cutículas :: Parte I

Há algum tempo atrás eu fiz esses dois posts para responder algumas dúvidas sobre os meus principais cuidados. De lá pra cá, pouca coisa mudou, exceto pela esmaltação americana e pela quantidade de produtos específicos que eu fui adquirindo.

Como muita gente me pergunta sobre eles e pede dicas de como parar de tirar a cutícula, resolvi fazer 2 novos posts para mostrar o que tenho usado com essa finalidade.

Aproveitei para fazer uma retrospectiva das minhas cutículas (que vergonha!) pra vocês terem uma noção da diferença absurda.

Todos prontos?

Como eu sempre digo por aqui, existem muitas vantagens em parar de tirar a cutícula. Eu não acreditava nelas até ver na pele – sim, porque eu tirei, no salão e sozinha, por muitos anos. Limpar os cantinhos machucados era uma tortura e a pele em redor das unhas estava sempre muito vermelha e irritada.

Mas reconheço que não é fácil parar. Então, pra motivar quem está pensando no assunto, resolvi fazer um antes e depois da minha mão O_O.

Abril de 2010: choro e ranger de dentes, hahaha. Não dá aflição de ver essa pele machucada? Eu tinha que passar hidratante o tempo todo para abaixar as pelinhas que apareciam em volta da unha.

Maio de 2010: algumas semanas sem tirar. Aqui já dá pra perceber a pele cicatrizando, né? A cutícula estava começando a crescer de volta, mas ainda bem irregular.

Julho de 2010: meu período de maior aflição. Eu tinha a sensação de que as minhas cutículas iam crescer e dominar o mundo, hahaha. Ao vivo elas pareciam ainda maiores, a foto foi boazinha.

Julho de 2010: tive uma recaída e mandei ver no alicate. Bateu o maior arrependimento! Arranquei um bife do indicador, ficou super dolorido. Daí em diante resolvi parar de uma vez por todas e saí à procura de produtos para me ajudar.

Outubro de 2010: 3 meses depois, quanta diferença! Pele saudável e sem machucados.

Dezembro de 2012: cutícula fininha, hidratada e sem bifes ;).

Nesse processo todo, o que mais conta é a paciência. Mas existem alguns produtinhos que podem ajudar a manter distância do alicate, e são eles que eu vou mostrar hoje.

É preciso salientar que nenhum deles faz milagre, e apesar de a maioria se chamar “removedor de cutícula”, não, eles não vão tirar a sua cutícula. Eles servem apenas para remover a pele seca que fica em volta da unha. Mas isso já faz uma enorme diferença.

Vou começar falando sobre os produtos da Sally Hansen. A marca tem vários itens para o cuidado das cutículas, mas até hoje eu só testei esses dois.

O Instant Cuticle Remover é o produto mais famoso. Ele é um gel transparente e sem cheiro. A recomendação é aplicá-lo sobre as cutículas, aguardar 15 segundos, empurrá-las delicadamente e lavar com água morna.

A minha pele é bastante resistente e, apesar de nunca cronometrar o tempo, tenho certeza de que deixo bem mais que isso. Mas algumas pessoas relatam irritação e ardência se esperarem além do recomendado... então não recomendo para quem tem pele sensível.

De todos os produtos que eu tenho, ele é meu segundo favorito. Acho ótimo também pra usar nos pés. Ah sim, e esse frasquinho rende muito! Até hoje não precisei comprar outro.

Ele pode ser encontrado em algumas farmácias e perfumarias maiores, mas também dá pra comprar em perfumarias virtuais. O lugar mais em conta que eu conheço é a Maria Gastadeira.

Já o Gel Cuticle Remover é bem mais espesso e tem pequenos grânulos, além de um cheirinho discreto. Ele é um produto bem mais suave que o anterior: recomenda-se esperar 1-2 minutos, empurrar a cutícula e lavar com água morna.

O efeito dele também é um pouco mais suave, e por isso eu deixo para usar quando a pele não está tão ressecada.

O meu foi comprado numa Drogaria Iguatemi. Ele está indisponível na maioria das perfumarias virtuais, mas deve retornar ao estoque em algum momento.

A Mavala também tem um removedor de cutículas: Cuticle Remover/Eau Emolliente. Conheci o produto num dia de workshop da marca, mas só comprei há pouco tempo.

O produto vem num vidrinho de esmalte e acompanha um pequeno manual e um palitinho de madeira. Fofo! A consistência é um pouco maior que a do Instant Cuticle Remover e ele não tem cheiro. A recomendação é aguardar 1 minuto, empurrar a cutícula delicadamente e depois lavar.

O efeito dele é bastante parecido com o do Gel Cuticle Remover, ou seja, mais delicado. Também deixo para usar em momentos de menos urgência.

Ele pode ser encontrado em várias perfumarias físicas, e nas virtuais achei disponível na Sépha.

Conheci o Cuticle Remover da Nfu-Oh por recomendação da querida Kelly. Ele também vem num vidrinho de esmalte (em forma de corset, como não poderia deixar de ser) e é um líquido bem ralinho. Não vem nenhuma especificação na embalagem, então eu geralmente aplico e aguardo 1-2 minutos para empurrar a cutícula. Durante esse período ele às vezes seca, então eu passo de novo até completar o processo.

Ele é tão ralinho que parece que não vai servir pra nada, mas termina sendo o mais potente de todos! Fico passada com a quantidade de pele que sai, é impressionante. É de longe meu favorito, porque além de funcionar bem, não deixa a pele irritada. O único contra é que não rende tanto quanto os demais.

Infelizmente é uma marca que não vende no Brasil, e a única loja que eu conheço para indicar (que é onde comprei o meu) é a Fabuloustreet (tem que ter cartão internacional). Se alguém conhecer um vendedor, fique à vontade para colocar nos comentários!

Costumo trocar de esmalte entre 2 a 3 vezes por semana, se os compromissos ajudarem. Não uso removedores de cutículas em todas as trocas, porque acho desnecessário… passo no máximo 1 vez por semana, e nas outras trocas eu costumo usar um amolecedor só pra dar uma empurradinha.

O Creme para Cutículas, da Granado, também foi comprado recentemente. Ele é um creminho branco, bem cheiroso (o mesmo cheiro da linha Pink) e a recomendação de uso é massagear sobre as cutículas, deixá-las imersas em água por alguns minutos e depois empurrá-las.

Eu não tenho muita paciência pra deixar a mão na água, confesso. Nenhum dos outros produtos precisa de água. Usei poucas vezes para dar uma opinião concreta, mas o efeito dele é bastante suave. Não espere remoção da pele, ele vai apenas hidratar a cutícula para facilitar o processo de empurrá-la.

Os produtos da Granado são fáceis de encontrar, mas quem quiser também pode comprar diretamente no site da marca.

O Seche Soft, da Seche, também é uma espécie de amolecedor. É o que mais uso, tanto que já está no finzinho… ele é um creme fluido, tem um cheiro estranho de cola (hahah) e a recomendação é deixar sobre as cutículas por 3-5 minutos e então empurrá-las.

Pre-ci-so providenciar outro, porque ele é muito bom. Deixa a cutícula bem molinha e fácil de empurrar.

Eu comprei o meu num kitzinho na Transdesign e não sei se alguém vende aqui no Brasil, infelizmente (de novo).

Ainda quero muito testar o Cuticle Eliminator, da Be Natural, que dizem ser ótimo. Se um dia tiver oportunidade, conto pra vocês!

E aí, o que acharam? Se já usaram algum desses produtos, como foi sua experiência?

Se você está parando de tirar a cutícula, ou já parou, quero saber como foi o processo também.

Terça-feira o post será sobre hidratantes para cutícula, não percam!

Bjos,

eveline


113 Comentários

Arquivado em Resenha, Testei e Aprovei

113 Respostas para “Cuidando das cutículas :: Parte I

  1. Patrícia

    Bom dia Eve!

    Acho que é a primeira vez que comento aqui rsrsrsrs!

    Legal o post, bem no momento em que estou tentando largar esse vício de tirar as cutículas… como é difícil! Caí em tentação por esses dias, depois de mais de um mês sem tirar :((

    Vou experimentar alguns desses produtos que você indicou… mas alguns eu já conheço, como o Instant Cuticle Remover… adoro! O meu acabou, fui procurar na Maria Gastadeira e não tinha, acabei comprando esse que você quer testar, da Be Natural… olha, não gostei… a indicação dele é ficar 45s, mas comigo não deu certo não… prefiro o da Sally Hansen!

    bjs!

    Curtir

  2. Daniela

    Eve, tbm uso o cuticle remover e acho o melhor de todos! O meu comprei aqui mesmo no Brasil com a Faby (desapegosdafabyts.blogspot.com). Sem querer fazer propaganda, mas realmente compensa comprar com ela pq o atendimento é ótimo e o envio muito rápido. Beijos!

    Curtir

  3. Oi Eve, adorei o post. Vendo a unha de algumas meninas q não tiram cutícula, me animei e parei de tirar há mais de um ano. Me arrependo de não ter feito isso antes. Qdo deu tirava, dependia da manicure, pq não conseguia tirar as cuticulas sozinha, tinha problemas com peles q levantavam, fora os bifes. Agora q eu não tiro mais, elas ficaram fininhas e super comportadas e nunca mais fui a um salão fazer as unhas, faço umas 3 vezes por semana e hidrato sempre. Tb comecei fazer a esmaltação americana inspirada em vc e acho que isso tb ajuda a não ressecar as cutículas.
    Vixe, falei muito…
    Bjs

    Curtir

  4. Eve… eu parei há 05 meses apenas, mas já estou muito feliz com o resultado e com o pouco trabalho que dá no cuidado para ter os dedos sempre saudáveis… minha cutícula inflamava, arrepiava, doía mesmo… era um terror… rsrs… agora elas estão tão lindas!! Para remover, eu uso o Be natural, não testei nenhum dos que vc indicou, mas estou bem satisfeita com o Be. No “intervalo” eu hidrato bastante, e aí uso vários produtinhos… mas isso a gente comenta no próximo post, certo?? besitos e um ótimo fim de semana.

    Curtir

  5. Sheilinha

    Eu tive uma recaída depois de dois meses… mas só vou tentar de novo qdo conseguir um removedor de cutícula… sem ele não dá certo… dormia com a mão mergulhada no Bepantol todo dia e msm assim, não gostei do aspecto delas…Bjos… um dia eu vou conseguir!

    Curtir

    • Eve

      Sheilinha, o mais legal desse tipo de post é ver os “depoimentos” das leitoras… e veja só, a maioria compartilha a opinião de que as cutículas melhoram com o tempo! Tenha paciência que vai dar certo com vc também 🙂

      Curtir

  6. Mônica

    Eve, adorei o post! Parabéns, mais uma vez… Eu parei de tirar as cutículas por um incentivo seu, já na primeira semana do ano passado. Confesso que pensei em desistir várias vezes, mas sempre me lembrava que você dizia que depois de 3 meses tudo seria melhor. E foi mesmo! Em 2 meses, tudo estava sob controle. No início, fiz esmaltação americana, para não agredir o crescimento das cutículas passando palito, algodão, removedor… Depois, voltei para o método tradicional. Minhas unhas até ficaram mais fortes depois disso. Beijos.

    Curtir

  7. Mariana Melo

    Minhas cutículas sempre foram muito fininhas e o meu erro maior foi fazer a primeira vez! A manicure sempre tirava bife porque as minhas são bem delicadas, ficava horrível, vermelho, ardendo… Decidi parar, nunca usei nenhum removedor potente assim, mas o que me ajudou no começo foi o Mira Cuticle da Avon, mesmo não sendo tão poderoso, só ele já fez muita diferença. Hoje em dia uso qualquer hidratante para as mãos mais grossinho que dá conta do recado. As vezes nem precisa desembolsar muito, ou fazer compras virtuais, o segredo é não deixar de hidratar nunca! 😀

    Curtir

    • Eve

      Oi Mariana!
      Suas unhas são lindas!
      Minas cutículas tb eram bem fininhas antes de começar a tirar… minha mãe um dia também me aconselhou a deixá-las (eu devia ter uns 13 anos) mas eu achava um absurdo, parecia que estava fazendo as unhas meia-boca. Aiai, se eu tivesse escutado, né?

      Curtir

  8. Oi, Eveline!
    Muito legal teu post sobre parar de tirar as cutículas. Eu sempre tive as cutículas fininhas e quase sempre fiz as unhas em casa, mas antigamente, quando ia à manicure, era um parto. Como eu não sabia que estava certa, me sujeitava àquela tortura: era tanta dor e aflição que eu não conseguia nem falar ou olhar pras minhas mãos durante o processo. Quando encontrei informações de que o correto e saudável era não tirá-las, foi um alívio! Desde 2008 que não deixo o alicate chegar perto. =)
    Dos produtos que mostraste eu só tenho o Gel Cuticle Remover da Sally Hansen e acho que ele cumpre bem seu papel. Como tenho a pele bem sensível, fiquei com medo de experimentar o mais forte. =P Eu acho que deixo um pouquinho mais do que os 1-2 minutos recomendados, mas como na embalagem diz que não excedendo 8-10 minutos não apresenta riscos, creio que fico pelos 5 minutos pra ter um resultado melhor.
    E pra quem estiver parando de açoitar as pobres cutículas: força e muita hidratação, meninas! O resultado vale muito a pena.
    Bjos

    Curtir

    • Eve

      Oi Mauni!
      Sabe que ontem mesmo eu resolvi fazer o que vc escreveu, deixei o Gel Cuticle Remover nas unhas por uns 5-6 minutos, acho que funcionou melhor comigo também. Valeu!
      Bjs

      Curtir

  9. Kelly

    Oi Eve. Adorei seu post!!!
    Fui em uma casa especializada em produtos para unhas e esmalte em busca de um removedor de cutícula, enquanto não conseguia achar o da Nfu Oh, e a moça da loja me indicou o Cutícula Express. Na verdade, ele é um amolecedor, mas é possível tirar o excesso de pele com ele. Custou R$14,90 e comigo rendeu bastante. Achei uma opção viável pra quem não está disposto a gastar tanto. Pena que não vejo vender em muitos lugares.
    Aqui é o site da marca http://www.automanicureexpress.com.br/produtos/

    Mil beijos!

    Curtir

  10. liliancsa

    Oi adorei o post, eu parei de tirar minhas cuticulas em outubro do ano passado, no comeco foi dificil mais agora vi q foi a melhor coisa q fiz! Eu uso removedor de cuticulas da Risque, e hidrato todos os dias, nao vejo a hora de ver seus produtos de hidratacao. Eu digo q parar de tirar a cuticula e’ dificil mas compensa, pra trocar de esmalte e’ rapidinho, e a unha fica bem mais bonita.
    Bjs
    Lilian

    Curtir

  11. Yara

    :S Ai Eve!!! Triste minha situação ! Rs!! Acabo de cair em tentação e picotar tudo!! Acho que tenho feito algo errado porque estava tentando desde abril do ano passado e não sei se me falta experiência na hora esmaltar era um sofrimento acabamento fica um horror! Mas me arrependi horrores agora ficou literalmente picotada!joguei meu trabalho de hidratação de meses fora, mas não entendo pq as minhas não afinam assim em poucos meses, ficam levantadas e gordas, dá mto nervoso! Costumo usar a cerinha da Granado, MiraCuticle, Bepantol e os cremes de mãos! Destes produtos que vc mencionou tenho os dois primeiros! Não sei o que estou fazendo de errado, mas uma coisa sei, não tirar cutículas fica mto melhor ! Vou tentar denovo! Ansiosa pelo próximo post! Obrigada ! Beijos!!! Suas cutículas são uma inspiração!!!

    Curtir

  12. Ana Rachel

    Adorei o post e as dicas! Estou louca pra experimentar o gel azul da Sally Hansen. Tenho uma dúvida, vc utiliza o alicate em algum momento? Eu parei de tirar a cutícula, mas aquela parte que fica na parte reta da unha eu sempre tiro! Não consigo, aí acabo utilizando o alicate nesse pedaço…. (não sei se deu pra entender! rs)
    Adoro suas unhas!!!!

    Curtir

    • Eve

      Oi Ana!
      Se tem alguma pelinha levantada é melhor tirar com o alicate do que puxar! Eu sei do que vc está falando. Nessa região eu corto se precisar, porque se eu deixar acabo puxando ou mordendo, daí machuca muito mais, rs.

      Curtir

  13. Adorei o post! Eu estou tentando parar de tirar desde o ano passado, como é difícil, gente. Vira e mexe dou uma tiradinha de leve em algumas pelinhas que insistem em se rebelar e quando vejo que a cuti está muto grossa :/ Eu uso a cerinha da Granado pra hidratar e o Mira Cuticle da Avon, não usei nenhum desses produtos que você mostrou mas talvez tenha que apelar para ver se consigo algum resultado mais concreto nas cutículas, porque está difícil :/ Mas vamos lá, força né!

    Curtir

  14. Gabrielle Cury

    Eve, bom dia! Já não tiro as cutículas há alguns bons anos, no início não foi por consciência e por saúde, admito que é porque tinha preguiça e nunca fazia as unhas. Quando comecei a me apaixonar por esmaltes é que deixei as cutículas pra ficar mais bonito e saudável. Uso a cerinha da granado e o Mira Cuticle da Avon, o azulzinho da Sally Hansen eu comprei e acabei usando uma única vez, irritou muito a minha pele. O meu único problema é não conseguir parar de roer as peles dos dedos. Há anos eu tento e nunca consigo, então sempre fico com aquela aparência de quem acabou de tirar um bifão! Um beijo!

    Curtir

    • Eve

      Oi Gabriele!
      Vou falar sobre os hidratantes na terça!
      Não morde a pele não… fica machucada! Se aparecer alguma pelinha solta é melhor cortar com alicate do que puxar com o dente.

      Curtir

  15. Adorei o post,no momento estou lutando para ter unhas mais saudáveis.Não retiro as cutículas pq elas são bem fininhas e trabalho na área da saúde.Nunca usei nenhum desses produtos do post,fiquei com vontade de comprar todos rs.Bjs

    Curtir

  16. Oi Eve!
    Acho que no quesito “cuticulístico” eu fui privilegiada. Não tive toda essa dificuldade quando resolvi parar. Acho que pelo fato de que minhas cutículas sempre foram muito delicadas. Meu incentivo foi que ou eu ou a manicure sempre tirávamos vários bifes. Ai me revoltei e parei. Eu uso os produtos da linha Pink e um amolecedor de cutículas da Risque. Pra mim super funciona. Empurro a cutícula 1x por semana e no resto eu sou #aloka da hidratação hahaha. Mas estou super curiosa pra testar o da Sally, vejo todo mundo falando, eu quero tbm! hahaha
    E devo dizer que vc fez muito bem em parar de tirar. Suas unhas ficaram com um aspecto mara!
    Bj

    Curtir

  17. Tassi

    Vou procurar os removedores da nfu oh e da sally hansen… e adorei os seus bonequinhos do Wall-E e da Eva! Que fofos *-*~

    Curtir

  18. nossa, adorei o post! bem explicadinho. eu não uso nenhum tipo de produto com essa função e fiquei morrendo de vontade de sair comprando vários agora, hahahaha. eu parei de tirar as cutículas há mais ou menos 1 ano e não foi tão terrível pra mim porque eu sempre tive cutícula fina (a genética ajudou aqui)… aí quando eu tiro um esmalte pra passar outro, eu só empurro a cutícula com a unha mesmo e pronto. e uma vez por dia passo hidratante da nivea. pra mim é o suficiente, mas fiquei realmente curiosa pra experimentar esses produtos. vou começar pela granado que é o mais acessível 🙂 beijo!

    Curtir

  19. Soraya

    Eve, que post caprichado, parabéns! Não tiro as cutículas há 4 anos, depois de deixar muitos bifes nos salões de “tortura”. Hoje, quando vejo as manicures cavocando as unhas de suas clientes, me dá arrepios. Destes produtos que você mostrou uso apenas o da Granado. No mais, hidratação sempre. Suas unhas são lindas, beijos.

    Curtir

  20. Juliana Macedo

    Eve, gostei muito do post, e eu recomendo o cuticle remover da Be Natural. Pra mim foi o melhor até hoje. E na Esmalteria da KK tem, recomendo a loja pois tem muuuita coisa boa.
    E me diz uma coisa, qual o esmalte que vc está usando na foto de dezembro de 2012? É algum holo da Ellen Gold? bJu

    Curtir

  21. Alessandra

    Oi, Eve!
    Também uso muito o Instant Cuticle Remover mas, recentemente resolvi dar saída no amolecedor de cutículas da risqué quenestava abandonado na minha gaveta e estou até gostando mais dele do que do Instant. Além de achar que a “faxina” fica melhor, as minhas cutículas estão mais fininhas e a aparência dee mão feitinha dura mais tempo.
    Além disso é produto nacional e com preço camarada. Recomendo o teste.
    Beijos.

    Curtir

  22. Patricia

    Eu nunca tive costume de tirar cuticula, entao a minha e mais fininha, mas msm assim nunca consegui deixar ela que nem a sua. Gosto de hidratar com o bepantol e uso um amolecedor da minha mae que nao sei a marca e o mira cuticle. Comprei esse removedor da be natural pelo ebay, ele promete bons resultados. Ah, tb tenho esse creme da granado (que pra mim nao funcionou nem como hidratante nem como amolecedor) e a cerinha (nao tenho mta paciencia e prefiro o efeito do bepantol).
    Amei as fotos da retrospectiva, me incentivaram a cuidar melhor das cuticulas!

    Curtir

  23. Rosângela

    Oi Eve!
    É a primeira vez que comento, apesar de entrar no site todos os dias… rs 🙂
    Preciso de sua ajuda ou das meninas que sempre comentam… Já não tiro cutícula há anos… mas os cantinhos dos dedos…impossível! Quando não tiro, fica ressecado, mesmo hidratando e levantando “pelonas”, não pelinhas…
    Se eu resistir a tirar estes cantos por 3 meses, será que funciona também?
    Beijos e parabéns pelo site!

    Curtir

    • Bianca

      Nossa, essa é uma dúvida que tenho também…muito difícil não tirar os cantinhos! O que fazer com eles?! Eve, parei de tirar a cutícula graças a vc! Bjs e parabéns pelas unhas lindas!

      Curtir

    • Eve

      Oi Rosângela!
      Obrigada pelo comentário, apareça por aqui mais vezes!!!
      Olha, se surge alguma pele nos cantinhos laterais, eu prefiro tirar com o alicate. Se deixar, ela começa a me incomodar, eu mordo e depois fica machucado. Mas capricha na hidratação, porque daí a chance delas ficarem grandes e secas é menor…

      Curtir

  24. paula

    Amei o post!!Sempre fui adebta de não remover as cutículas e sofri muito preconceito,hoje não me arrependo nem um pouco da minha opção,e fico feliz em ver que outras pessoas também perceberam que tirar a cutícula não é nem um pouco saldável…Mas me diga:onde você comprou o wall-e e a E.V.A??me apaixonei por eles*-*

    Curtir

    • Eve

      Oi Paula! Sabe que no começo muita gente também achava estranho quando eu falava, e a maioria das manicures em que eu fui (nas raras vezes) também olhou torto quando eu disse que não era pra tirar, hehe.
      O Wall-E e a EVA eu tenho desde a época do filme, quando surgiram vários brinquedinhos deles… tenho outro Wall-E que dá corda, hehe. Esses 2 são da GROW.

      Curtir

  25. Para cutículas saudáveis! Post ótimo!

    Curtir

  26. maria helena

    Tirei cutícula por mais de 20 anos e decidi parar há um ano e meio e não me arrependo! Meus dedos ficaram bem mais bonitos, facilitou a vida na hora de esmaltar e bifes nunca mais! Tudo de bom… Uso um amolecedor de cutículas da risqué que vem em vidrinho de esmalte, com tampinha roxa, acho ótimo.

    Curtir

  27. Carolina

    Já tem acho q uns 10 meses q não tiro as cutículas (quase um depoimento do A.A.), mas não consigo um efeito muito bom nelas e às vezes tenho q pegar o alicate e cortar uma pontinha ou outra, mas não tiro tudo. Mas realmente, mesmo com elas horrorosas, não quero nunca mais tirar, mudou minha vida (propaganda do polishop hauhauhauha)
    Eu tenho um TOC terrível (dependendo do cheiro do hidratante), sempre estou lavando as mãos e sempre mexendo com álcool (q era terrível antes quando tirava, via estrelas de dor). Mas sou vet, então não tem como não lavar muito as mãos e as cutículas acabam ficando horrorosas e ressecadas. No geral hidrato de manhã e à noite antes de dormir…e quando dou uma pausa e vejo q estão muito horrorosas! O hidratante já vai na bolsa!
    É a vida! hauhauhahauhua
    Bjos

    Curtir

    • Eve

      Oi Carol!
      Eu entendo a sua situação. Já deixo um hidratante pequenininho no bolso do avental pra ir aplicando ao longo do dia, porque senão, minhas mãos também ficam muito secas de tanto lavar/passar álcool gel.
      Bjo!

      Curtir

  28. Oiiis!
    Eu nunca tirei as minhas, resultado da insistência das minhas tias que se arrependeram de ter feito e inculcaram isso em mim quando eu era adolescente (e isso já faz muito tempo, hoje eu tenho 30 anos hehe).
    Ainda assim, como gosto de pintar as unhas 1 ou 2 vezes por semana, tem dias que eu sinto elas bastante ressecadas (ainda que não sejam grandes), e então tento hidratá-las, mas até agora não achei a maneira mais eficaz (ou falta disciplina de fazer com mais regularidade).
    Gostei muito do post, pois até hoje eu achava que os removedores fossem muito corrosivos, tinha receio de comprar um. E fico pensando que, com informações como a deste post, espero que a nova geração nunca se aventure a usar um alicate! 😉

    Curtir

  29. Gabriela

    Amei o post! É tão motivador hahaha Parei de tirar as cutículas a mais ou menos um ano, recaí e voltei a tira-lás… parei novamente e recaí mais uma vez hahaha Hoje em dia não tiro mais por decreto nenhum, é tão mais rápido pintar as unhas e realmente eu acho tão bonitinho esmaltar longe delas *-* Minhas cutículas até que são fininhas mas se eu tivesse mais força de vontade e deixasse de ser tão preguiçosa elas estariam melhores! Gostaria de ter os “removedores de cutícula” mas quando quero somente empurra-lás, mando a preguiça de lado, e dou um banho de creme hidratante e água morna nas unhas e tcharan… lindas de novo =p
    Bjos, Eve

    Curtir

  30. Parei de tirar a cutícula há um ano e foi por causa da beleza das suas unhas, Eve!

    Eu nunca uso removedor de cutículas, apenas hidratante, mas com sua matéria deu até vontade de experimentar um!

    Hoje em dia estou muito mais feliz com minhas unhas e incentivo todo mundo a parar de tirar! hahaha

    Curtir

  31. Parei de tirar a cutícula há um ano e foi por causa da beleza das suas unhas, Eve!

    Eu nunca uso removedor de cutículas, apenas hidratante, mas com sua matéria deu até vontade de experimentar um!

    Hoje em dia estou muito mais feliz com minhas unhas e incentivo todo mundo a parar de tirar! hahaha

    Curtir

  32. Eve, eu só uso o Mira Cuticle e um hidrante para mãos. Acho que pelo fato de eu só ter tirado a cutícula 1 vez na vida, tudo se torna mais fácil!
    Beijos!

    Curtir

  33. Karina

    Oi Eve
    adorei o post e estou tentando fazer hj, usei o Instant Cuticle Remover e fiquei muito surpresa… eu ja tinha o produto a um tempinho e uma amiga disse que nao deu mt certo qnd ela tentou entao fui deixando para usar só depois… ai vi seu post e resolvi tentar novamente ficar sem tirar as cuticulas

    Curtir

  34. Ana

    Achava que esse azulzinho da Sally Hansen era mais caro!
    Gostei do post, mas ao contrário da maioria das meninas eu nunca tive uma relação muito difícil com cutículas: nunca tive muita e nunca tirei muito. Só quando comecei a fotografar os esmaltes que me incomodavam um pouco, aí eu comecei a usar o alicatinho maligno hahahahaha mas mesmo assim, quando tirava MUITO era a cada 15 dias. Agora faz mais de um ano que eu nem tiro e tem gente que nem acredita hahaha mas eu acho que dá pra perceber bem. Mas eu sempre passo uma escovinha no banho pra esfoliar e hidrato diariamente (mas pouco, sei que deve ser coisa da minha cabeça, mas juro que qdo passo mto creme a pele não absorve e fica tudo acumulado ahuahuaha).

    Meu único problema, até hoje, são as pelinhas que soltam nos cantinhos das unhas (às vezes solta até pedaço da unha, mesmo). Dificilmente consigo cortar sem machucar e não tem creme que resolva! hahaha

    Curtir

  35. Thais

    Olá Eve… Adorei seu post, mas fiquei com uma duvida (talvez essa duvida seja esclarecida em outro post, mas não achei). Se a ideia é parar de tirar as cuticulas, qual a necessidade de utilização dos removedores? Eu uso o da sally (azulzinho) eu adoro, mas mesmo assim os bifinhos sempre estão presentes e por esse motivo me interessei em parar de tirar as cuticulas, mas fiquei com essa dúvida. Se puder me ajudar.
    Bjs,

    Curtir

    • Eve

      Oi Thais!
      Bem, vou explicar de novo (porque isso está escrito no texto): removedores de cutícula não removem a cutícula. Eles só removem a pele morta que às vezes se acumula em torno das unhas e das cutículas. Isso dá a sensação de cutículas menores.
      Vc não necessariamente PRECISA usar um produto desse, se a sua pele estiver sempre bem hidratada. Mas quem tem a pele seca, ou lida constantemente com produtos que ressecam, tem mais tendência a ter esse tipo de problema, daí os removedores podem ajudar.

      Curtir

      • Thais

        Acho que me expressei mal. Sei que o removedor não remove a cuticula, tanto que utilizo para auxiliar na remoção com alicate e por isso não havia ficado muito claro qual era a relação removedor de cuticula se a intenção é não retirá-la. Mas agora entendi. Obrigada.
        😉

        Curtir

  36. Oi Eve! Olha, eu fui uma boa menina e escutei minha mãe. Ela que fazia minha unha quando eu era mais novinha e ela não tirava a cutícula. Bom, eu nunca tirei cuticila da mão. Só dos pés mesmo. E nas mãos eu só tiro aquelas pelinhas que as vezes surgem na lateral da unha. Mas como quase todo mundo aí já disse, é questão de hidratar. Eu não uso nenhum produto específico não e gosto bastante das minhas esmaltações (eu que faço!) e acho que as unhas ficam bem bonitas!
    Olha só: http://comquecoreuvou.tumblr.com 🙂

    Curtir

  37. Carol Tatsch

    Ooi, eu tenho uma dúvida… Eu não tiro minhas cutículas e pinto com esmaltação americana ( pois não agride tanto as cutículas e acho mais bonito) enfim, a minha dúvida é: Eu não tiro as cutículas mas posso apenas empurra-las? Assim como tu mostra no post?

    beijos

    Curtir

    • Eve

      Sim Carol!
      Empurrando as cutículas você evita que elas fiquem totalmente “coladas” na unha. Dessa forma, vc 1) diminui a chance delas “racharem” à medida em que a unha cresce e 2) deixa o acabamento do esmalte mais bonitinho, porque o contorno fica mais perfeito.
      Bjo!

      Curtir

  38. Melissa

    Eu e minha amiga paramos de tirar as cutículas há um ano e tenho a mesma impressão q vc qdo olho as minhas fotos antigas! Q coisa feia era aquela unha “enterrada” a carne! Agonia de ver! heheh Mas ainda não conseguimos abandonar o alicate completamente… Continuamos usando pra remover os cantinhos laterais, q ficam durinhos, sabe?! Alguma dica especial pra isso? Usamos Bepantol nas cutículas e acho o resultado incrível!

    Curtir

    • Eve

      Melissa, não tenho muito mais cartas na manga não, rsrs… tirando a hidratação, se ainda assim persistir alguma pelinha rebelde, eu prefiro tirar (como comentei com algumas outras leitoras), porque senão acabo mordendo e me machucando…
      Não dá mesmo uma aflição de ver as fotos antigas?
      Bjo!!!

      Curtir

  39. Di

    Eu uso o creme da Granado sem por as maos na agua. Deixo uns 3 minutos e empurro. funciona mesmo assim.

    Curtir

  40. Cida Castilho

    Oi Melissa, deixei de tirar as cuticulas faz mais ou menos uns quatro meses e super recomendo, foi a melhor coisa que fiz. Uso alguns desse produtos que voce comentou e realmente eles são ótimos.

    Curtir

  41. Denise P Fernandes

    Oi Eve!!! Qual é o esmalte holográfico que voce esta usando na última foto de dezembro de 2012??
    Ameeei esse post. Estou esperando por ele faz tempo!! =) Obrigada
    Denise

    Curtir

  42. Oi Eveline!
    Vi no Flick sobre sua postagem e corri aqui pra ler, pois acho super linda suas cutículas bem hidratadas. Fazem 4 meses que eu num tiro minhas cutículas mais também. Hidrato com Bepantol antes de dormir e uma vez por semana uso o Be Natural que remove super bem as pelinhas ressecadas. Tenho até vergonha de quando olho as fotos do tempo que tirava a cutícula, tudo ressecado meio machucado, um horror.
    Obrigada pelas dicas. Beijos

    Curtir

  43. Que post super interessante! Amei!

    Curtir

  44. Pri Barreto

    Oi, Eve, também me inspirei em você para não tirar mais as cutículas até o momento ainda não estão como as suas mas vou insistir, confesso que tem hora que da desespero rsrs, mas então meu motivo de comentar aqui é dizer que comprei meu Mavala Remover na BeautyBay lugar super recomendado, lá ele custa R$ 20,45 reais frete FREE… bjoss suas unhas são lindas!!!

    Curtir

  45. renata louise

    Gostaria de saber se o removedor de cuticula azul pode ser usado por quem tem alergia a esmalte. obrigada

    Curtir

    • Eve

      Renata, eu não sei a composição do removedor porque não está na embalagem (talvez estivesse na de papel, mas já não tenho há muito tempo). Talvez fosse melhor verificar o que exatamente te causa alergia no esmalte antes de investir nele… fale com um Dermatologista!
      Bjos

      Curtir

  46. Ola, eh moro nos estados unidos na florida, eu poderia te mandar derrepente algumas coisinhas daqui se vc quiser! Podemos fazer troquinhas ou sei la a gente pode ver o q fazer! Se te interessar, me manda um emailzinho ta?! Adoro o blog de vcs! Bjinhu fiquem com Deus!

    Curtir

  47. Nao sei se minha primeira mensagem foi postada, nao consegui achar la 😦 mas eu estava dizendo q moro aki nos estados unidos na florida, eu vi q vc gostaria de conprar o eliminador de cuticulas da be natural eu derrepente posso te mandar se vc quiser! Entre em contato comigo por email: xbrunaazevedox@hotmail.com! Bju

    Curtir

  48. francipacheeco

    Amei o post.. desses, o único que eu uso é o amolecedor da granado, e não gosto pra essa finalidade também… uso mais pra hidratar e facilitar na hora de limpar os cantinhos! Outro que gosto muito, e é meu preferido é o da Farmax, super ajuda a empurrar! Já faz alguns anos que parei de tirar minha cutícula também… e no começo não foi fácil mesmo, mas agora é só alegria!

    Curtir

  49. Jane campos

    Olá!
    Estou começando hoje a transição… Minhas unhas estão muito Fracas e depois de pesquisar, descobri que arrancar a cutícula fora pode ser umas das causas, e então resolvi me tornar adepta ao movimento anti-alicate, ao longo do percurso eu queria contar como está sendo e prentendo tbm tirar alguma dúvida que me ocorra ou simplesmente pedir socorro! hehe
    mas o post me ajudou muito! Parabéns! Adorei o blog!
    Bjinhus

    Curtir

  50. Paty

    Eu comecei por acaso essa historia de nao tiras as cuticulas… nem lembro pq comecei a pesquisar sites de unhas e vi q muitas mulheres nao tiram a cuticula… achei o maximo!!! conheci o TSE logo na primeira semana sem tirar e fiquei mais animada ainda… suas unhas sao lindas!!! parei de tirar fazem só 3 semanas mas a diferença já é muito boa…

    nao me irrito mais com a sensação de ir no salao e 3 dias depois a cuticula estar toda branca, ressecada, torta… crescendo…

    voltei a fazer as unhas (da mão) em casa e sou muito mais feliz 🙂 rs…

    Curtir

  51. Eve, eu também já fiz a experiência de parar de tirar. Consegui me manter firme por um tempo mas acabei caindo em tentação =/ O problema maior em trabalhar com o alicate, além das unhas ficarem mais frágeis, são as malditas ondulações! Isso chega a me dar angústia hahahahahaha!! Vou começar a me preparar psicologicamente e dar mais uma chance para as unhas com cutículas intactas! Será que dessa vez eu consigo?! =*

    Curtir

  52. Nathy Carvalho

    Sigo a risca todas essas dicas, nao tiro as cutículas das mãos há uns 3 anos e atualmente estou usando o Cuticle Remove da Be Natural. É perfeito, super recomendo. Comprei no site Esmateria da KK, chegou super rápido e os preços são muito bons. Tem também na Maria gastadeira, mas está esgotado.

    Curtir

Comente Aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s