Meus cuidados com as mãos, unhas e cutículas: parte II

Hoje é dia de falar sobre hidratação!

Antes de comentar sobre meus produtinhos favoritos, acho importante mostrar alguns conceitos, para entender como eles funcionam.

Créditos da imagem: link

A pele é constituída basicamente por 2 camadas. A epiderme, porção mais superficial, é composta por células que se dispõem como uma parede de tijolos. Essas células são formadas a partir de uma camada mais inferior, a lâmina basal, e à medida em que atingem a superfície, vão perdendo seu núcleo e tornando-se cheias de queratina. Essa camada de células mortas é chamada de estrato córneo e tem um papel importante na proteção da pele.

A camada mais inferior, a derme, contém fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação, além de abrigar as raízes dos pêlos, glândulas e terminações nervosas.

A superfície da pele é protegida por uma camada fininha, composta por água e óleo, o chamado manto hidrolipídico. Essa camada é formada por secreções das glândulas sudoríparas e sebáceas e impede a evaporação excessiva da água.

Quando as agressões do meio ambiente removem o manto hidrolipídico, há dano da camada córnea e evaporação de água, o que dá a sensação de pele seca. Os hidratantes servem, de forma simplificada, para restaurar esse manto hidrolipídico.

A água é essencial, mas só molhar as mãos não é suficiente, pois na falta do manto, ela vai evaporar. Por isso, os hidratantes contêm substâncias que conservam a umidade e repõem a barreira protetora da pele. Todo hidratante tem algum componente oleoso, justamente para essa função.

Pronto, agora vamos aos produtos!

1. Para hidratar as cutículas

Esses são os meus hidratantes em creme.

O Hydrating Cuticle Cream (1), da Avon, foi criado para substituir o famoso Mira Cuticle (2), mas a insatisfação foi tanta que o Mira voltou ao catálogo. Realmente, o Mira Cuticle é muito mais hidratante, fora que a tampinha super ajuda na hora de empurrar a cutícula.

O Lemony Flutter (3) é um hidratante da Lush, marca que eu conheço há cerca de 10 anos e que não vende mais no Brasil, para tristeza geral. Sempre gostei dos produtos deles. Esse é o hidratante mais potente que eu tenho, disparado!  O pote é enorme (comparem com a cerinha da Granado), hidrata horrores e tem um cheirinho ótimo de limão. Serve inclusive para outras áreas ásperas do corpo, como joelhos e cotovelos.

O Exfoliating Cuticle Treatment (4), da OPI, veio num kit da Avoplex, linha que contém óleo de abacate. O rótulo diz que ele contém agentes esfoliantes, mas eu não vejo muito efeito em mim. É o produto que menos gosto da linha.

A Cera Nutritiva para Unhas e Cutículas da Granado (5) é outra que dispensa comentários. Meu potinho já está vazio, só não comprei outro porque estou comprometida a usar todos os que já tenho. Recomendo muito!

Finalmente, o Cuticle Therapy Creme, da Orly (6), é um creminho muito bom para massagear as cutículas. Não espalha tão bem quanto a cerinha, mas absorve um pouco mais rápido.

Agora, meus óleos!

A Sá já falou sobre as canetinhas da Essence (1) nesse post. Eu acho super práticas, mas não duram muito (as minhas já estão um pouco secas). O Cuticle Oil da Orly (2) e o Nail Oil da Essence (5) são super parecidos, tanto no cheirinho de laranja quanto no resultado final. O da Orly vem numa bisnaguinha com 30ml, ou seja, é óleo pra toda vida, hehe.

O óleo Avoplex, da OPI (3), tem o mesmo cheiro dos outros produtos da linha e vem com pincel aplicador. Costumo lembrar mais dele antes de dormir. A bisnaguinha de cima (4) é basicamente o mesmo produto, mas em consistência mais viscosa – ela mora na minha bolsa.

Eu já falei do Óleo Fortalecedor de Unhas da Granado (6) aqui, mas fiquei devendo pra vocês um retorno sobre seu efeito. Pra ser bem sincera, minhas unhas não são fracas a ponto de eu perceber uma mudança grande… preciso da opinião das leitoras que tem unhas fracas! Mas uma coisa eu notei: esse óleo é um excelente secante de esmalte. Depois que descobri isso, nem tenho usado spray secante, e mesmo fazendo as unhas super tarde, não fiquei com marquinhas ao acordar. 🙂

2. Para hidratar as mãos

Sou uma verdadeira fanática por cremes de mãos, já cheguei a andar com 4 tubos na bolsa. Isso porque as luvas deixam minha pele extremamente ressecada.

Gosto muito dos hidratantes da Natura, meu favorito é o de Cacau, mas ele acabou e ainda não repus… ele está em segundo lugar na minha lista, logo abaixo do Avoplex (o segundo da foto). A primeira embalagem que comprei era pequenininha, eu usei até a última gota e agora comprei a de 120ml! Só o cheiro que é meio esquisito, parece de xarope descongestionante, mas ele é tão bom que nem dá pra ligar pra isso.

O Creme Nivea, como bem recomenda a Keks do Mão Feita, é ótimo para usar antes de dormir. Durante o dia não uso, porque ele é bem oleoso.

É isso gentem, espero que tenham gostado! E para não encerrar o fim-de-semana sem nenhum esmalte…

Tchanãããn!!! Blue Lagoon, da Essence!

Todos os produtos da Essence, inclusive esse esmalte lindo, vieram da querida Tânia no amigo secreto do ano passado.

Ele é um azul-esverdeado cintilante; não tenho o Rock da Ana Hickmann, mas acho que são irmãos gêmeos…

Eu adorei, só preferia que fosse menos cintilante, pois o único trabalho que eu tive na aplicação foi deixar as marquinhas de pincel retas na unha.

Por cima, o topcoat da Ideal.

Um beijão e boa semana pra vocês…


49 Comentários

Arquivado em Cuidados, Cutículas, Essence, Meus esmaltes

49 Respostas para “Meus cuidados com as mãos, unhas e cutículas: parte II

  1. Malu

    Olá!
    Eu entro no blog todo dia. Mas esse é meu primeiro comentário…
    Parei de tirar a cutícula a pouco tempo, e fiquei viciada em hidratação. Mas as minhas cutículas ainda não estão tão bonitas quanto as suas.
    Óleo Fortalecedor de Unhas da Granado funcionou bem pra mim, as minhas unhas estão “desfolhado” bem menos…
    Tenho uma pergunta, como você comprar a Lemony Flutter? Pela internet ou quando viaja? Ano passado estive em Londres, se na época eu sobesse da Lemony Flutter teria trazido váaarios potinhos!
    Abraços!

    Curtir

  2. Mary

    Eve,

    I’d love this blog!! Amei o post!!Vc fala de uma forma tão simples, didática e eficiente!!! I’d love it!! 🙂
    Eu tenho o Exfolianting Cuticle Treatment OPI e já o utilizei muito logo no inicio q parei de tirar as cutículas.Ele é bom, mas ñ diria q é um esfoliaaante.Ele é bom para amolecer as cutículas, assim: vc coloca ele sobre as cutículas (é bom q elas estejam úmidas) deixa uns 2 a 5 min e remove c/ água e um escovinha, o q ñ soltar c/ a escovação, sai facilmente utilizando o removedor de cutículas da SH. Eu tb adquiri ele num kit, penso q ele seja eficiente tb antes da aplicação de esfoliantes c/ granulos, qdo se está parando de tirar cutículas a dobradinha esfoliante/removedor é o q nos salva! 😉 Recomendo tb o Cuticle & Nail Refiner (SH). Hj sou fã de dois creminhos da CND: Cuticule Eraser (1 a 2x dia) e o Rejuvenator Treat (uso nos 2 dias seguintes da esfoliação,qdo faço). Nos dias em q elas estão mais secas, antes de passar os cremes uso uma canetinha de óleo ( eu tenho a da Alessandro e a Dani do UB, mas a da Essence o qq outra serve a Pimenta Doce – site, vende uma ching-ling muito eficiente).Gosto tb de usar a Avoplex bisnaga a noite , é mara!!A cutícula fica hidratada o dia inteiro. Qdo tenho tempo e paciencia uso o Crème Abricot da Dior, ele tb é ótimo faz tudo q promete(fortalece, faz crescer…), mas meleca tanto e ñ é tão prático qto a bisnaga por isso ñ o utilizo tanto.
    Adorei a dica do óleo da granado, como secante, vou comprar e testar, tem dias qdo termino de pintar as cutículas estão tão secas…é bom q ele seca e hidrata 😉
    Apesar tudo, o q ultimamente tenho feito mesmo por falta de tempo é hidratar a cutícula c/ o mesmo creme q hidrato as mãos e escolho um creme muito hidratante é claro! Uso o Avoplex q é amor pra toda vida!!

    Bjos

    PS.: Comentário longo né? Sorry!!

    Curtir

    • Eve

      Oi Mary!!!
      Eu me lembro de quando a Arianne comentou no Nosso Vício sobre o Crème Abricot, achei super interessante, mas não cheguei a procurar… que legal q vc tem!
      Mt obrigada pela dica do esfoliante da OPI, vou testar assim, quem sabe faz mais efeito em mim…
      Avoplex é amor mesmo, não tem jeito! E obrigada pelo comentário, sempre fico feliz 🙂
      Bjão

      Curtir

    • Cristina

      Oi,Mari.Desculpa a “intromissão”…hehe
      O creme da Dior dura muito?Porque eu penso em comprar,mas se durar pouco vou desistir porque comprar todo mês um potinho dele não rola mesmo…rs

      Curtir

  3. Elizabeth

    Adorei os posts Eve! Sobre o óleo da Granado acredito que ajude mto pois minhas unhas ñ quebram como antes. Para hidratar as mãos gosto mto da manteiga emoliente tbm da Granado e do creme para mãos da Vasenol.
    Lindo esmalte! Bjs.

    Curtir

  4. belle

    Eve muito obrigada pelas dicas serão super usadas otimas dicas!!!!!!
    brigada messsssssmoo!!!! me ajudou demais!!!!!!
    beijão! linda!!!
    Belle!

    Curtir

  5. Rachel

    Uso 3 hidratantes para as mãos, Cold Cream da Avène, Hand Cream da Netrogena e o Creme pour les mains Vanille da Roger & Gallet, esse é meu favorito em disparado, mas não encontro para comprar há 1 ano. O da Avêne é um creme bem denso, espalha fácil, tem absorção rápida e não deixa as mãos gordurosas, como da Neutrogena, q tem aspecto de vaselina q assusta a primeira vista, mas deixa a mão sequinha e super hidratadas e um cheiro mega gostoso. Nas cutículas uso a cerinha granado, e esse mega óleo de 30ml da granado não vi grande cosa na minha unha, até pq uso o Mavala Scientifique, mas assim como vc uso para secar esmaltes.:

    Curtir

    • Eve

      Oi Rachel!
      Nossa, fiquei animada com o hidratante da Avène! Quando os meus acabarem eu vou atrás dele!
      O Hand Cream da Neutrogena eu conheço, ele é ótimo mesmo! Eu tenho um da mesma marca que tem FPS 30, acho super legal a idéia do filtro, mas não consigo usar… ele é muito gorduroso e tem um cheiro irritante de filtro solar mesmo, não dá.
      Bjo!

      Curtir

  6. Luciana Petrópolis RJ

    Amei a “aula” de Biologia e as dicas de creme viu Eve 😉
    E tb adorei as dicas de produtinhos para nossas mãozinhas que nunca são demais não é? Tb tenho aqui para usar infinitos cremes… Um dia darei conta de todos 😀
    Esse esmalte está liiindo, gostei 😉
    =*

    Curtir

    • Eve

      Mt obrigada, Lu! Espero que não tenha ficado complicado!
      E quanto aos cremes infinitos… não tem jeito, é só eu ver uma novidade que o olho brilha, hahaha
      Bjo!

      Curtir

  7. Silvia

    Excelente post. Tanto esse como seu antecessor . Parabéns. E essa unha bem feita, ai meu Deus! Que linda!

    Curtir

  8. Nicole

    Nossa que post bom, super necessário né, eu não tenho cutículas, faz uns quatro anos que não tinha (sim mesmo não tendo cutícula eu ia no salão e tirava) e nunca tive nenhum cuidado com as mãos e cutículas, no inverno as vezes eu uso um creminho, pois quando uso creme a minha mão sua muito.. A uns dois meses comprei a cerinha da granado, eu não notei nenhuma diferença Eve, pois as minhas cutículas não são secas e nunca achei necessário algum tipo de tratamento, mesmo assim comprei. Você acha que em você fez alguma diferença? Beijinho e uma ótima semana!

    Curtir

    • Eve

      Que sortuda vc, Nicole!
      A cerinha fez diferença em mim sim, pois a minha pele das mãos tende a ser seca, e ainda por cima uso muita luva, daí o talco resseca mais.
      Bjão!

      Curtir

  9. ILANA

    Também não posso ver creme de mãos e unhas que compro, Eve… estou com uns quinze, alguns ainda lacrados esperando algum outro acabar, como o avoplex. Essa semana encontrei um da dote que como não vem lacrado já fui logo experimentando na loja mesmo, é uma delícia com cheirinho de sabonete de aveia davene. Os que estão em uso atualmente são o vasenol de mãos e unhas e um de glicerina da avon, que ficam na minha mesa no trabalho, e eu uso o dia inteiro, intercalando com a cerinha granado, que mora na minha bolsa (já vou no terceiro potinho dela). Em casa estão em uso o renew ultimate creme transformador para mãos e unhas (eta nome comprido) da avon, o crème cuticule da mavala (tem cheiro de loção pós-barba e é bem melequentinho), o mira e esse dote novo. Ah e uma vez por semana durmo com as unhas lambrecadas de bepantol.
    Tenho vontade de comprar aquela manteiguinha de limão da burt’s bees, mas vou me controlar e esperar acabar pelo menos metade do que ja tenho aqui. E agora você me botou vontade com essa manteiguinha do pote preto… hahaha doida de pedra.
    bjuss

    Curtir

    • Eve

      Hahahah eu te entendo, se for reunir tudo de hidratante que eu tenho por aqui vai bater o desespero.
      A cerinha da Burt Bee´s eu pedi mas ainda não chegou, depois te conto se vale a pena! Mas a da Lush vale mooito a pena! Ontem mesmo eu passei pra dormir e minhas cutículas acordaram tão bonitinhas… e olha que usei quase 30 pares de luva ontem, affe.
      Bjo!

      Curtir

  10. OLá,
    gostei muito do blog! Cores e cuidados !!!! Muito alegre e informativo.
    Bjs
    Edna

    Curtir

  11. Amei esse post!!!

    Nossa,vc conta com um verdadeiro arsenal para mãos e cutículas,mais até do que eu imaginava..rs
    O Mira da Avon foi um verdadeiro achado para mim,reduziu bastante minhas cutículas e graças a ele,não preciso tirar mais nada!
    No dia que eu pinto as unhas e um dia antes,eu coloco bepantol nas unhas e nos outros dias eu adoro o creme nívea,pelo menos esse é cheirosinho..rs
    Creme para as mãos eu uso o Dote,um da Indafarma,Vasenol e Casco Care da Linha Casco de Cavalo,esse último então achei melhor pq tem queratina na fórmula..uso também umas canetinhas que têm um óleozinho que hidrata as cutículas,essas eu levo na bolsa..uso Night Repair da risqué ou óleo de cravo da casco de cavalo uma vez por semana,sempre quando durmo sem esmaltes..
    E essa manteiguinha de limão,a Burt’s Bees..sou louca para comprar..acho que o preço pode ser mais em conta que a cerinha da Granado..

    beijos

    Curtir

    • Eve

      Já ouvi falar muito bem dos produtos da Indafarma, vc gosta?
      Estou esperando a minha cerinha da Burt Bee´s, mas olha, já vou avisando que ela é minúscula! Vi ai vivo a da Keks e fiquei boba. Tomara que renda bastante!
      Bjo!

      Curtir

  12. May

    Arrasou outra vez, Eve! =))

    Tb tô com mania de cremes pra mão. Tô procurando um com filtro solar, pra usar durante o dia, especialmente ao dirigir pro trabalho, que é qdo as pobres pegam mais sol.

    Adoro óleos pra cutícula tb! comprei um da Calvin Klein no morangão, tô amando!

    =**

    Curtir

    • Eve

      Ai May, sempre penso nisso. Tenho um da Neutrogena com FPS 30 mas não consigo usar, ele é muito oleoso e tem um cheiro forte de protetor solar, não dá.
      A Mavala tem um creme com protetor, testei e achei o máximo, só não sei se tem pra vender no Brasil. Vou checar e te conto.
      Bjo!

      Curtir

  13. Angelica

    Eve Lindona 😀
    Tb tenho o da OPI e nunca usei, sou uma relaxada rss, mas agora me animei com teus posts e vou melhorar.
    Gosto do creme da avene, um de castanha antigo da Panvel que imitava os da Natura e tb gosto da cerinha da Burt’s Bees. Vou comprar o avoplex olinho.
    Eve, minhas unhas ficam com peles ressecadas nas laterais. As vezes aparecem umas “aspinhas” da unha q tá crescendo mesmo. Isso melhora com a hidratacao? rss
    Estou te pegando pra Cristo rsss.
    Bjao!!

    Curtir

    • Eve

      Oi Angélicaaaaa!!! 😉 🙂
      Olha, esses cantinhos melhoram com a hidratação, mas uma bobeadinha de nada e já aparecem de novo. São exatamente eles que eu tiro com o alicate, pq se puxar, já viu o estrago!
      Os cremes da Avène são bons? Eu gosto muito da água thermal!
      Bjão!

      Curtir

  14. Gi

    Ev, assim como vc sou viciada em top coats e em cremes para as mãos e cutículas… Mas há um ano decidi não comprar mais nada até acabar com os q eu tenho aqui.

    De todos os q vc citou acima, eu ainda não usei nenhum da Avoplex, mas vou providenciar para testar assim q minha meta tiver sido alcançada… ahahah…

    O Lemony é maravilhoso! O potão q tenho vai durar pra vida toda! =D (ainda bem)
    Uso tb dois produtos ótimos, talvez vc conheça: Get Healthy Nails & Cuticles (Sally Hansen) – tem um cheiro gostosinho e a embalagem é um charme! E o Wuta Kamille (Herbacín).

    Bjoquitas

    Curtir

  15. Fernanda

    Suas unhas são liindas. E as cutículas também 🙂 Parei de tirar a cutícula há pouco tempo e para hidratar as mãos gosto do creme de castanha da Natura. Também gostei do esmalte. Ultimamente tenho acho todos os azúis maravilhosos. Hahaha!

    Beijocas!

    Curtir

  16. Gentee, e eu achava que eu usava muita coisa, hauhauhaua…
    To babando litros, quanta coisa boa vc usa!
    Os da OPI e da Essence devem ser ótimos, estou louca pelo avoplex, os da essence eu nem conhecia…
    Agora creme pra mãos tive que me segurar, comprava todos que via, agora consegui parar, aix mas é tão bom x)
    Adorei seus produtos, beijoo

    Curtir

  17. Claudia Helena

    Olhando assim, ele é bem parecido com o Rock da AH, acho que gêmeos mesmo. Mas deve ser melhor que o AH, que para ficar bom precisa de 4 camadas. Para mim, isso acaba com o esmalte, deixa a pintura grosseira, na minha opinião..

    Curtir

  18. Lola

    como assim?
    em outro blog super relevante me ensinaram q enfiar a mão na agua ja deixa ela hidratada! hahahahah
    agora vem uma medica explicando tudo achando q sabe melhor sobre o corpo humano q uma dona de casa!
    esse mundo ta perdido! hahah

    Eu uso quase todos os mesmo produtos q vc mas nunca q minhas mãos e cuticulas são tao lindas!

    amo post sobre cuidados e dicas de produtos então esse ja ta entre meu preferidos ever!
    beijos lindona!

    Curtir

  19. Mariana Melo

    Suas unhas são curtinhas e são a coisa mais linda do mundo, mas minhas unhas curtas são HORRÍVEIS. E eu faço enfermagem, vou começar a estagiar jajá então minha época de unhas “grandes” estão acabando 😦
    E uma dúvida, Eve, se você fosse recomendar apenas UM hidratante de cutículas, você escolheria qual? Beijos

    Curtir

    • Eve

      Putz, que difícil Mari!
      Acho que o Mira Cuticle, pela facilidade de encontrar e pelo custo-benefício. Se fosse fácil de achar e mais barato, escolheria o Lemony Flutter.
      Bjo!

      Curtir

  20. Alane

    tenho uma pergunta! minhas mãos são muito molhadas, isto é, suam muito e quando não estão suando(raramente) estão resecadas.. voc?e pode recomendar algum produto? porque se eu usar qualquer hidratantes desses eles vão sair em segundos só com o meu suor e ainda fica aquela coisa melecada.. só consigo colocar hidratante nas mães antes do dormir.. o que fazer?

    Curtir

  21. Hery

    Eve, adorei seu blog…

    gostaria de fazer uma pergunta. Uma amiga disse que não se usa mais tirar cutícula, eu gostaria de saber pq??? tenho muita cutícula o que fazer????

    Beijos!!

    Curtir

  22. marypellgs22

    Um otimooooo também é o a Ideal, de lavanda elle é em creme.

    Curtir

  23. Aline

    oi tudo bem meu nome é Aline eu ameiiiiiiii tudo isso como tem uma como tem uma consultora da natura e da avon na minha rua depois eu vou comprar esse creme da natura ja peguei o nome kakak vou comprar

    Curtir

  24. Luciana

    Menina, sempre achei ele parecido com o da Ana Hickmann também. rs

    Curtir

  25. Lia Perez

    Minha grande dúvida é quanto ao fato das minhas unhas estarem desfolhando e ter que lixar a superficie para poder pintar e com isso elas conseguem crescerem. Elas levantam com esmalte e tudo. E se eu deixo sem pintar elas se destroem em um 1 dia. Eu tenho hipotireodismo e tomo remedio,para epllepsia,e um ansiolítico em dosagem baixa.todos controlados pelo médico.Voce pode me ajudar?

    Curtir

Comente Aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s