Compras Gringas – Cap. 2: O fabuloso mundo do Ebay

Iaí, amorecas!

Hoje é dia de dar continuidade à serie sobre compras gringas (o 1º capítulo, já com algumas atualizações, está aqui). Não se esqueçam de continuar deixando dúvidas e dicas, ok?).

Resolvi falar um pouquinho sobre o Ebay, a última esperança de esmaltes raros e descontinuados! Navegar por esse site é tentação certa, haja controle pra não gastar mais do que o previsto!

Antes de mais nada, esclareço que não sou nenhuma expert em Ebay, pois sempre tive sorte com oportunidades para comprar direto das lojas e mandar entregar nos EUA (como eu disse no outro post, é a maneira mais barata de trazer os gringos pra sua coleção). Mas vou tentar explicar como funciona o site e contar um pouquinho das minhas experiências com ele.

O Ebay não é uma loja em si, e sim um intermediador entre vendedores e compradores (como o nosso Mercado Livre, no Brasil – aliás, lá também costuma ter esmaltes gringos, mas nunca comprei para poder avaliar). Para comprar, precisa fazer o cadastro no site (clique em “register” lá no topo da página inicial. Aparecem os campos para você incluir seus dados e criar a conta), e ter uma conta no Pay Pal. Isso é importantíssimo, pois os dados do seu cartão (sim, tem que ter cartão internacional vinculado à sua conta do Pay Pal) não vão para o vendedor, e você tem a possibilidade de conseguir o estorno do pagamento caso algo dê muito errado. Sem contar que vários vendedores só aceitam Pay Pal como meio de pagamento.

(clica, que as fotos aumentam)

Econtrando e comprando produtos

Na página inicial tem um campo de busca. Lá você digita o nome do seu objeto de desejo consumístico e clica em “search”.

Aí vai aparecer a página com os resultados da sua busca. Na barra lateral, você pode escolher os critérios para selecionar só itens que atendam ao que você procura. Pela ordem:

Em “condition” você escolhe a condição do produto (novo, usado, em bom estado, etc). É importante prestar bastante atenção nisso, pois às vezes encontramos um item bem barato, mas ele pode não ser novinho. Normalmente, os itens novos são descritos como “brand new” (novíssimo) ou “new in box” (novo na caixa).

Em “price”, dá para delimitar valores mínimo e máximo. Ajuda se você tem um limite fixo pra gastar, e quer evitar aquela tentação de comprar um produto ‘só um pouquinho mais caro’ do que você previa. Não esqueça que os valores são em dólar! E também que o valor do frete pode não estar incluso no limite.

A opção “seller” deixa você escolher produtos apenas de vendedores específicos: só top selles (vendedores top, os que têm melhores avaliações), ou caso você já saiba o nome de algum, ou mesmo entre os que você vai salvando como seus favoritos ao longo das compras.

Buying format” (formato de compra) deixa você escolher entre os modos ‘auction’ (leilão, em que as pessoas vão dando lances durante um prazo determinado pelo vendedor) e ‘buy it now’ (compre agora – fecha a compra imediatamente, sem ter que esperar o prazo do leilão acabar e sem competir com ninguém). É verdade que se você tiver tempo e paciência para acompanhar os leilões, pode conseguir um valor melhor pelo produto. Também existe um recurso em que você programa sua conta para cobrir automatícamente os lances em certo produto, até um valor X, que você estabelecer. Como a minha ansiosidade impera, eu costumo comprar direto, sem lenga-lenga, mesmo. A não ser em casos extremos, claro (a única experiência que tive com leilão foi indireta, quando meu noivo comprou o Jade pra mim. Havia poucos disponíveis em ‘buy it now’, e com preços pra lá de extratosféricos.)

Em “show only” (mostre apenas) você escolhe as opções de frete (expresso, aceita devolução, grátis, etc).

Location” é importante, pois não adianta nada encontrar o esmalte dos seus sonhos a um precinho bem camarada, se o vendedor não despachar para o Brasil. Selecione logo “worldwide” e veja só os itens que você pode mesmo comprar (caso não vá usar a tática de mandar entregar nos EUA, claro), para evitar passar raiva.

Depois de definir os parâmetros de busca, especialmente “location”, aparece na barra acima dos produtos encontrados a opção “sort by” (escolher por). Eu costumo colocar “price + shipping: lower first” (preço + frete, ordem crescente), para ver primeiro as opções com preço total mais barato. Em “shipping to”, selecione BRA, pois aí já vão aparecer os custos de frete para cá.

Agora é só escolher um dos itens da lista. Preste muita atenção na avaliação do vendedor, e escolha os Top Sellers sempre que possível. Quando você clicar no item escolhido, abre uma página com os detalhes da compra, e a opção de comprar. Se estiver tudo certo (preço que caiba no bolso, boa avaliação do vendedor), pode clicar em “buy it now” (se estiver no modo leilão, aparecerá “bid on item” – dar lance no item).

Quando você clica em “buy it now”, vai aparecer outra tela, perguntando se você tem mesmo certeza, e um outro botão, “commit to buy” (comprometa-se a comprar). Se clicar nesse botão, já era! Bom, isso não quer dizer que a compra está concluída, mas você já assumiu um compromisso com o vendedor. Atenção: só clique para comprar ou dar um lance se você realmente pretende concluir a compra, pois o vendedor também deixa uma avaliação sobre o seu perfil, e ela com certeza vai ser negativa se você clicar e não pagar depois. A opção de pagar fica disponível na sua conta. Normalmente os vendedores aceitam que você leve até 3 dias para enviar o pagamento (por Pay Pal, via de regra).

Se você rolar a tela, mais abaixo, normalmente há um pequeno texto em que o vendedor fala do produto, das condições de compra e entrega, informa se tem outros produtos e se há opção de entrega combinada. Sempre leiam direitinho antes de comprar. Abaixo de tudo, tem o link “ask a question” (faça uma pergunta), que vai ao vendedor pelo sistema de mensagens do Ebay.

 

Minhas experiências

 

Como eu tinha dito, fiz poucas compras no Ebay até hoje. Não tive nenhum problema com os vendedores. Já adquiri outras coisas pelo Ebay, mas compras de esmalte, mesmo, foram só 3 por enquanto: os Deborah Lippmann, os Mia Secret Crackle Fail, e uma que ainda estou esperando chegar. Então, por enquanto, só posso recomendar o vendedor dos DL: Makeupboutique. Como eu disse no outro post, lá não tem variedade de marcas, mas tem toda a linha da Deborah Lippmann, e com preço mais em conta que no próprio site da marca (que ainda por cima não despacha para o Brasil).

(OBS: Por mais que a tentação tenha sido grande, eu NÃO comprei esse OPI DS Original, e não tenho como recomendar esse vendedor que aparece nas fotos, ok?)

 

 

Dicas gerais

 

– No Ebay, via de regra, você não estará lidando com corporações, mas sim com pessoas físicas. Por mais que o vendedor preze por boas avaliações e comprometa-se a prestar um bom serviço, a ‘estrutura’ deles é mais limitada do que a de uma loja. O que não é exatamente um problema, mas tenha isso em mente na hora de negociar e comprar. Você avaliará o vendedor, mas também será avaliada por ele como compradora. Caso haja algum problema, tente trocar uma ideia com a pessoa para resolver, antes de sair tacando uma avaliação negativa. Além do mais, o envio de um pacote por pessoa física pode diminuir as chances de a Receita colocar as patinhas tributárias na sua encomenda. Você pode pedir para o vendedor enviar como presente (“mark as a gift”), para reduzir ainda mais a possibilidade do seu pacote ser barrado na alfândega.

– Saber inglês é bem importante, especialmente se você tiver dúvidas ou problemas a esclarecer com o vendedor. A comunicação é feita por mensagens no próprio Ebay. Caso você tenha alguma dúvida, contate o vendedor através do “ask a question” no link do próprio produto que pretende comprar. A resposta do vendedor vai para sua caixa de mensagens na conta do Ebay. Só compre depois de ter tudo bem esclarecido.

– Quando você compra dois ou mais produtos do mesmo vendedor, muitos oferecem “combined shipping” (frete combinado). Então, se tiver mais de um esmalte na sua lista de desejos, dê uma pesquisada em outros itens do mesmo vendedor. Normalmente eles avisam na descrição do produto se trabalham com frete combinado. Aí você clica para comprar todos os itens que quiser de um mesmo vendedor, mas não envia o pagamento imediatamente, e ele lhe enviará uma nova fatura, com o preço total das mercadorias e o frete combinado (é uma boa ideia entrar em contato com o vendedor antes de comprar, para confirmar o procedimento).

– Os esmaltes no Ebay costumam ser um pouco mais caros dos que os encontrados em grandes sites, como a Transdesign. É melhor deixar para comprar só os que estejam fora de linha ou não se encontram mais nas lojas. Por outro lado, o frete pode acabar compensando. Então mesmo para comprar os novos lançamentos, não custa fazer uma pesquisa de preço nas lojas e no Ebay – com poucos cliques, você pode economizar uns bons trocos.

– E para finalizar, não esqueça que compras virtuais sempre têm algum risco. Pra tudo tem uma primeira vez, então o fato de o vendedor ter 100% de avaliações positivas não significa garantia absoluta de não dar nenhuma zica no seu pedido. Antes de fazer qualquer compra pela internet, esteja sempre preparada para correr o risco.

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Fiquem à vontade para contar suas experiências (boas e ruins) nessa tentação que é o Ebay, e a gente pode ir atualizando uma lista de vendedores recomendados e evitados.

=**


31 Comentários

Arquivado em Meus esmaltes

31 Respostas para “Compras Gringas – Cap. 2: O fabuloso mundo do Ebay

  1. Novamente, ótimas dicas May…

    Meu medo é ficar comprando muito pelo Ebay, e estourar todo o meu limite (pífio diga-se de passagem) de compras internacionais no cartão!!!

    Beijinhos

    Curtir

  2. Oi May.
    Adorei as dicas!
    Eu sou mto medrosa e fiquei ensaiando mto até criar coragem de fazer uma compra no e-bay.
    Felizmente a minha primeira e única experiência foi super bem sucedida. Recebi o produto direitinho em 15 dias e agora tenho um Reclaim para chamar de meu! 😉
    Bjuzzz

    Curtir

  3. Adorei as dicas! Nunca tive coragem de realizar uma compre internacional…
    Quem sabe agora eu me animo?
    Bjs!
    Déia

    Curtir

  4. Gurias! Inicia hoje no meu blog as incrições para o sorteio de dois produtos MAC:
    -1 batom MAC tom nude da coleção VIVA GLAM GAGA II
    -1 ESMALTE MAC WONDER WOMAN em tom vermelhO LINDISSIMO, Sucesso atual nos EUA!

    Não percam Bjão
    http://www.gotstylebyanazaparoli.blogspot.com

    Curtir

  5. Mary

    Olá May!!

    Eu sempre compro no Ebay e recomendo é muito seguro: ano passado eu tive uma compra q extraviou-se e recebi meu dinheiro de volta e outra vez o vendedor ñ colocou as cores q queria e reenviei de volta e ele me enviou novamente o correto ( e pagou meu custo de frete). Compro de tudo no ebay: maquiagem, esmalte, shampoo e afins de tratamento para cabelo (amo Moroccanoil e aqui no Brasil as pessoas vendem a preços absurdos! Eu chego a comprar um kit completo no Ebay pelo preço q eles vendem apenas a garrafinha de óleo. 😦 )

    Eu só acrescentaria a suas dicas duas coisinhas:

    1) Sempre peçam o número do seu pacote, mesmo q a forma de envio seja ñ “rastreável” como First Class Mail. Se demorar demais a chegar (em geral demora 20 dias, talvez em SP ou no Rio chegue mais rápido 10 ou 15dias) vc consegue informações do pacote nos Correios.

    2) Fiquem atentas ao prazo q o Ebay dá pra “abrir um caso” – open case. “Abrir um caso” é registrar uma reclamação de inconformidade tipo: se ainda ñ recebeu a encomenda, produto veio errado ou danificado. Em geral eles contam 20 dias após a compra, mesmo q vc saiba q o produto já está a caminho (no caso do frete rastreável) , abra o caso mesmo assim pq se vc perder o prazo não terá outra via pra reaver seu dinheiro (depois vc fecha qdo receber e ver q tá tudo direitinho).

    Espero ter ajudado 😉

    Bjos

    Curtir

  6. Sou mega fã do ebay, já comprei de tudo até sapatos! hehehe, mas o susto depois quando chega a fatura do cartão é grande…..
    Outra dica: Você vai pagar a cotação do dólar do dia do vencimento da sua fatura. Não adianta comprar hoje porque o dólar caiu (hipotético) e no dia do vencimento o dólar dobrou! Você vai pagar a cotação do dia do vencimento da fatura, o que é sempre um risco….

    beijos

    Curtir

    • May

      Ruiva, vou checar isso, mas se não me engano, qdo vc paga por Pay Pal, ele já converte na hora do pagamento o valor da compra para Reais.

      Menina, como vc conseguiu comprar sapatos pela internet?? Serviram direitinho?? Sou cismada com sapato. A única vez q comprei pela net, foi uma melissa, que no fim das contas, era horrorosa, e encheu meu pé de bolhas… =/

      =**

      Curtir

  7. Luciana Petrópolis RJ

    Mais uma vez, ótimas dicas, obrigada 😉
    Bjsss

    Curtir

  8. Nicole

    Ótimas dicas, adorei. Beijinho

    Curtir

  9. Eve

    Muito legal seu post, May!!!
    Sempre tive um certo receio de comprar no Ebay, até que me arrisquei por causa do meu cunhado, que queria um Lego que não vendia no Brasil. Acabei aprendendo tudo na raça mesmo!
    Desde então já fiz 4 compras, sempre deu certo, todos os vendedores sempre foram solícitos em esclarecer dúvidas. Acho muito mais confiável que o ML.
    Esmalte nunca comprei… mas será minha próxima tentativa!
    Bjks!

    Curtir

  10. Rose

    Ótimas dicas, e como você mesma disse, não é porque o vendedor tem ótimas avaliações que você não terá problemas. Eu por exemplo comprei 2 esmaltes nfu oh na Fabulous Street em novembro, não recebi, não consegui encontrá-los no correio e tenho quase certeza que não me mandaram porque no site dos correios de lá não há confirmação de que foi enviado, apenas que foi notificado que receberia. A loja afirma que mandou, ou seja, fiquei chupando o dedo.
    Em outro caso, outra loja, fiz o pedido com entrega pela Fedex porque chegaria mais rápido, resumo está parado na alfândega desde 06 de janeiro e não tem previsão de liberação.
    Então quem faz compra internacional fique ciente que pode ficar sem o produto, apesar de a maioria das compras chegarem.
    Beijo

    Curtir

    • Mary

      Sério Rose?? A Nfu te deu cano???
      Eu fiz uma compra na Nfu no final de outubro do ano passado e chegou bem rápido (digo 20 dias, pq aqui no NE o normal é 30), logo depois fiz outra compra em pleno fervor natalino e chegou em 15 dias… ñ tive problemas c/ o pessoal da Nfu…

      Outra questão sobre as compras internacionais: os fretes expressos. Se vc quer fugir da alfândega, fuja deles: a alfândega sempre os barra. Opte por First Classe ou Priority International mail. De mais ñ custa solicitar ao vendedor ñ colocar NF no pacote (“don’t put invoice in the package”) e marcar como presente (“mark as a gift”) pra garantir.
      😉

      Curtir

      • May

        Boa, Mary! Vou acrescentar essa dica de não colocar a fatura no pacote, tb. E como eu tava dizendo pra Rose, esses fretes expressos podem acabar entrando na base de cálculo do tributo, se a receita parar o pacote.

        =**

        Curtir

    • May

      Rose, acho que pedir pela FedEx é fria! Tem muito mais chances de ser parado na alfândega, sem contar que a receita pode incluir o valor de envio no total tributável. Tomara que dê td certo nas suas próximas compras =)

      =**

      Curtir

      • Rose

        Pois é, nessa já dancei porque a alfândega já me pediu uma declaração de uso e finalidade para enviar pro Ministério da Saúde, nem sei se a anvisa vai liberar o pacote. Vou esperar, fazer o que não é , através dos erros a gente aprende. Beijo

        Curtir

  11. Cris Janssens

    Ola
    Gosto do Ebay, ate hoje nao tive problemas, sempre acho coisinhas para decoracao de unhas com precos incriveis, as vezes 1/10 do preco em sao paulo. o unico problema é ficar na secura por quase 40 dias aguardando a entrega. nao tenho experiencia com esmaltes, sei que pode dar problema na alfandega se vier em caixinha… mas é super divertido “viajar” nas paginas de compras super baratarinhas!

    Curtir

  12. Oi…compro mto pelo ebay..boa parte dos meus DS vieram de lá…compro mtos esmaltes, prata da Índia, e da China, capinha de celular, maquiagem..perfume….
    necessaire…
    a lista é longa!
    ja tive q abrir casos no ebay e tudo se resolveu. Já recebi meu dinheiro de volta várias vezes.
    Salvo um vendedor q simplesmente sumiu do mapa, e eu fiquei chupando o dedo…ainda bem q nao tinha gastado mto.

    Bom suppeerr indico o ebay p achar coisas q vc n acha em lojas físicas…
    aquele esmalte super desejado…ou uma maquiagem, q é o olho da cara no shopping..( mac por ex)
    bjo mto bem explicadinho o post!!!
    ahhh!! quem tiver dificuldade com inglês sugiro fazer traducoes em sites online, e depois ler com calma..pq o tradutor as vezes traduz tudo ao pé da letra!Mesmo majando bastante de inglês, qdo tenho dúvida sobre ortografia de alguma palavra sempre verifico.

    Curtir

  13. Sad

    COmpro la direto e revendo aqui no Brasil sem problema algum !!! Mais coragem ai mulherada …

    Curtir

  14. daly

    é verdade que mercadorias abaixo de 50 dolares nao param na alfandega?
    legal seu blog..bjinhus

    Curtir

  15. Kamilla

    oii

    vim aqui deixar minha marquinha falando sobre compras internacionais!!

    Eu comprei por esse site: http://www.importadospower.com umas 10x

    O problema do site? Bem, sempre a sessão de maquiagem DESAPARECE, ela não fica aberta sempre, só as vezes… quando abre é uma loucura, acaba tudo em 2 segundos! kkk massss, os lindos fazem serviço de entrega.. agente pode usar o endereço deles pra receber nossas compras nos Estados Unidos!! eu já fiz compras lá por lista… eu mandava os links e eles mandavam o valor que ficava.. o melhor de tudo.. parcelar compras do ebay!!

    enfim, tá a dica!

    espero não destruir o seu cartão de crédito! hahahaha

    Curtir

  16. Adriane

    Olá pessoal, tenho uma dúvida, se eu comprar de vários vendedores de uma vez, serei taxada? Bjosss

    Curtir

  17. Vaninha!

    Realmente é um vício. Sempre compro no cartão da minha sogra, depois meu marido sempre pergunta pq vem tantos PAYPAL? No fim ele acaba pagando, o que me deixa muitoooo FELIZ!!!! 🙂

    Curtir

Comente Aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s