A História do Esmalte

Olá meninas! Tudo bom? Vão viajar nesse feriado? Eu ficarei por aqui mesmo… infelizmente!

Hoje trago para vocês um post sobre a história do esmalte. Resolvi fazê-lo pois percebi que muitas meninas têm interesse no assunto. Como eu sei? Eu explico.

Uma das ferramentas do backstage do wordpress nos mostra quais palavras as pessoas digitam nas ferramentas de busca que as levaram a entrar no blog. E uma busca recorrente é justamente sobre a história do esmalte. Vamos à ela?

A idéia de colorir as unhas é bem antiga. Estima-se que em 3000 antes de Cristo, os Chineses, Italianos e Japoneses já tinham esse costume.

RedNailsBlossomsOs chineses em particular, faziam uma mistura de vários ingredientes: clara de ovo, cera de abelha e até gelatina! Pétalas eram esmagadas e incluídas na mistura para obtenção de uma coloração rosada ou avermelhada.

Os antigos egípicios utilizavam henna de cor vermelho-amarronzada para colorir as unhas, essa mudança da coloração das unhas era sinal de opulência e riquesa.

Em 600 antes de Cristo, no tempo da dinastia Chou, já existiam cores específicas designadas às mulheres da realeza para separá-las das mulheres comuns. Inicialmente, a realeza usava dourado ou prateado mas, conforme o tempo foi passando, essas cores mudaram para preto e vermelho. Enquanto isso, a classe baixa tinha que se contentar com cores mais claras. Se pessoas que não fizessem parte da realeza fossem vistas usando as “cores reais”, elas seriam executadas!

Não está claro como o esmalte evoluiu depois da antiguidade, mas de acordo com um artigo publicado na “Nails Magazine” em 2007, no século 19 as unhas eram tratadas com óleos essecias vermelhos e polidas com tecidos de camurça. Um século mais tarde, algumas mulheres massageavam suas unhas com pós e cremes coloridos e então as poliam para deixá-las brilhantes. Durante esse periodo, as mulheres também usavam um esmalte transparente, que era aplicado com um pequeno pincel feito com pelo de camelo.

FingersA criação do esmalte como o conhecemos, é atribuída a Michelle Menard nos anos 1920 e foi inspirada nas tintas para carros. O interesse pelo esmalte para unhas começa então a florescer e muitas estrelas de Hollywood eram vistas com frequência exibindo unhas bem vermelhas.

Desde então, foram criadas inúmeras outras cores de esmalte. Hoje em dia, as corem cobrem todo o espectro, do preto ao branco, do vermelho ao verde, passando por todas as cores intermediárias.


25 Comentários

Arquivado em Basics

25 Respostas para “A História do Esmalte

  1. Nina

    Ahh, ameeeeii esse post *-* Eu tava REALEMENTE querendo saber da história do esmalte. Eu achava que era algo mais recente!

    Curtir

  2. Que interessante! Já pensou se hj em dia quem usasse esmate vermelho fosse executada? rsrsrs

    Curtir

  3. Adorei esse post, sempre fiquei curiosa sobre isso mas nunca tive “tempo” de pesquisar.
    O que eu já usei de esmalte vermelho, rs.
    Acho que já estaria morta naquela época. :s

    Curtir

  4. eeeu amei , pois estava precisando para um trabalho e queria falar sobre o esmaltee pois não VIVO sem elee *—————-*

    Curtir

  5. juliana

    eu adorei a história do esmalte,pq eu adoro pintar as unhas.

    e um dia a minha mãe estava fazendo a unha ai eu perguntei:
    quem será que inventou o esmalte???
    agora ja sei mais ou menos a história

    Curtir

  6. Oi, sou do blog ”O que você vai ser quando crescer” e estou participando de um desafio no blog: ”O mundo da penélope” e então hoje o tema do post é esmaltes, então eu pensei em começar falando da história do esmalte e gostei das informações que foram citadas aqui, por isso gostaria de pedir para usar as informações e farei modificações e claro, darei os créditos ao teu blog, se quiser pode ver depois. Obrigado, beijos

    Curtir

  7. Lilytinha

    Imagina se fossemos então vista na sociedade pelo tom de esmalte usado em nossas unhas…Pobre Rico aff ainda bem que o mundo hoje em dia é modernoO…e as substancias também rs

    Lilytinha

    Curtir

  8. joaquinna

    olha! amei esse site muito muito interessante,eu antes tinhas minhas unhas roidas eram pequenenissimas e quando eu deixei crescer eu reparei a diferença…quando alguma unha minha quebra!xii,eu nao guento sinto penna cresceu tão bonitinha e quebra assim do nada!!!:D

    Curtir

  9. bibizinha

    eu aaaadorei pois estava precisando disto
    é que tô meio fora da moda…obrigado.

    Curtir

  10. emilly

    nossa amei! nunca vi uma coisa dessa , agora vou cuidar das minha unhas como se fosse a ultima coisa do mundo:P

    Curtir

  11. Andressa correa

    ja fazia tempo que me perguntava como sera que tinha sido inventado o esmalte. Graças a esse blog desaobri, obrigada beijos.

    Curtir

  12. conceição

    nossa adorei esse blog eu rou as minhas unhas mas quando eu li esses blog vi como e feito os ismaltes agora eu n vou mas come-las e vou cuida-las com muito carinho

    Curtir

  13. cristina

    bem interesante adorei cada vez aprendo mais agoro vou falar pra minhas clientes como e maravilhosa obrigado

    Curtir

  14. iaraaa

    muuuuuuito obrigada era o que eu precissava!!!

    Curtir

  15. Catharine

    Valeu! Não imaginava q o esmalte tivesse uma história tão antiga, parabéns por informar tão bem.

    Curtir

  16. Karen

    Gostei mto e essa tb era minha duvida …

    Curtir

  17. obrigada,agora posso fazer a redação da escola,e vai ser sobre o esmalte!

    Curtir

  18. kayllane

    amei saber sobe a histo´ria do esmalte

    Curtir

  19. Julia

    Obrigado! Seu Post foi ótimo estava prescisando saber mais sobre esmaltes para apresentar um trabalho na escola e não encontrava nada!

    Curtir

  20. leticia brito

    mas quem que inventou o esmalte de unha?

    Curtir

  21. Adorei precisava de saber a história do esmalte para um trabalho “a historia das coisas” escolhi o esmalte por que gosto muito♥!

    Curtir

Comente Aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s